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Comunicação efetiva no incentivo: como fazer e quais as vantagens?
Entenda como engajar seu público do início ao fim da sua ação.
A comunicação é um dos princípios básicos dentro da vida em sociedade e isso não é diferente dentro das empresas, nem mesmo no universo do marketing de incentivo. Estimular essa conexão entre as equipes gera inclusão, entrosamento, engajamento e, consequentemente, resultados.
Entenda a seguir um pouco mais sobre as campanhas de incentivo, assim como o poder de uma comunicação efetiva do início ao fim da sua ação.
Campanha de incentivo: o que é e quais seus objetivos?
As campanhas ou programas de incentivo são ações baseadas no engajamento, alcance e superação de resultados, e bonificação dos colaboradores, de acordo com o desenvolvimento de suas performances individuais ou em equipe.
Os objetivos podem variar de acordo com o momento e necessidades da empresa. Desde a conversão de novos leads, treinamentos, mudanças internas ou aumento das vendas, tudo que depende diretamente da participação ativa dos colaboradores pode servir como base para uma campanha ou programa de incentivo.
A comunicação efetiva no marketing de incentivo
Dados coletados pelo Incentive Marketing Association (IMA) apontam: 60% dos colaboradores apresentam performances que oscilam com frequência e são fortemente influenciáveis pelos seus contatos e motivadores diários. Enquanto isso, 20% deles sentem-se desacreditados de qualquer tipo de ação e apenas os outros 20% são engajados e buscam constante evolução em suas carreiras.
Agora, de acordo com a Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna 2023, desenvolvida pela Ação Integrada em parceria com a Aberje, 74% das empresas apresentam problemas em integrar a comunicação entre seus líderes e equipes. Estes números revelam a necessidade de traçar novas estratégias, e é aí que entram as ações de incentivo e suas comunicações.
Sendo assim, entende-se que: é preciso compreender as necessidades da companhia; definir objetivos; conhecer o público-alvo; estruturar metas alcançáveis para os participantes; oferecer premiações interessantes e, assim, aplicar este compilado de informações nas estratégias para criar campanhas de incentivo bem-sucedidas.
É preciso recompensar para engajar.
E é preciso engajar para conquistar resultados!
Inicie os planos de comunicação considerando a temática da campanha (seja institucional ou lúdica) e o tom de voz mais adequado ao público. Afinal, uma ação apenas para gerentes pode ser totalmente diferente daquela que envolve vendedores, por exemplo. É importante que seja leve e permita trabalhar de maneira efetiva todas as informações relevantes: desde mecânica de participação, até os desejados prêmios.
Assim sendo, os conteúdos deverão ser divididos em quatro momentos: teaser, lançamento, sustentação e encerramento.
TEASER: publicados no período pré-lançamento, trabalha com o senso de urgência e informações superficiais sobre o início de algo interessante, grandioso e recompensador. É fundamental para preparar os participantes e instigar o desejo de participação.
LANÇAMENTO: aqui serão trabalhados todos os detalhes da campanha ou programa. Nestas peças, você deve descrever os objetivos esperados, como participar, o período da ação e tudo sobre as premiações.
SUSTENTAÇÃO: enviados no decorrer da campanha, estes conteúdos são fundamentais para manter o engajamento, divulgar resultados alcançados, reforçar os benefícios da ação e relembrar o período de participação, por exemplo. Tudo isso, fazendo uso de diferentes temas, como pílulas de conhecimento, datas sazonais de conexão com o público, detalhes da campanha e outros. Este é o segredo para diversificar o perfil durante toda a ação.
ENCERRAMENTO: estas peças trarão informações sobre o desenvolvimento individual, por equipe ou geral, além da divulgação de todos os premiados e agradecimento aos participantes.
É imprescindível pensar na frequência ideal de comunicações, assim como quais os melhores canais a serem utilizados, combinando (ou não) materiais impressos e digitais.
Dentre as opções de materiais impressos, você poderá entregar itens personalizados (como agendas, camisetas e sacochilas) ou panfletos, wooblers, cartazes e outros para positivar o ambiente corporativo.
Já nos canais digitais, é possível trabalhar com peças no WhatsApp, e-mails marketing, posts nas redes sociais, vídeos, SMS, além de sites exclusivos para o acompanhamento de todos os detalhes da ação.
Estas ferramentas colaboram no esclarecimento de dúvidas e ainda promovem:
● Reconhecimento de funcionários
● Engajamento e interesse nos objetivos da empresa
● Sentimento de pertencimento
● Maior engajamento interno
● Alcance de resultados em curto prazo
● Aumento da produtividade
Agora que entendeu um pouco mais sobre este universo e todas as vantagens de uma comunicação efetiva, é importante contar com a Agência Sonora, especializada em campanhas de incentivo, para estruturar o planejamento estratégico e garantir o sucesso da sua ação.
O engajamento surpreendente do time Honda: um case da Agência Sonora.
Há mais de 10 anos no mercado de promoções, campanhas de incentivo e programas de relacionamento, a agência tem ótimos resultados no engajamento de públicos, superação de objetivos e aumento da performance dos seus clientes.
Em 2023, por exemplo, através de uma boa leitura das necessidades da Honda, desenvolveram a Campanha Sou + Banco Honda, onde foi implantada a plataforma exclusiva de resgate de prêmios: o Beat Points. Com mais de 1 milhão de opções de premiações, foram exploradas todas as vantagens da plataforma nos conteúdos enviados no período de sustentação, o que manteve os participantes interessados, não só na superação das metas, como nas recompensas, reforçando também todo o cuidado que a marca tem com seus colaboradores. Com isso, a ação de incentivo atingiu 97% de resgate e um altíssimo índice de satisfação.
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